top of page

I'm a title. ​Click here to edit me.

História


A cidade de Caeté tem sua origem no início do ciclo do ouro.
Em 1701, o Sargento-mor Leonardo Nardez Sisão de Souza descobriu minas de ouro nos seus espessos e bravos matos — razão porque os indígenas chamaram de Caeté (mata virgem, mata grande, mato denso).
A partir de meados do séc. XVII surgir em Minas Gerais os primeiros grupos de aventureiros que vinham do litoral em busca de ouro, prata e pedras preciosas.
Em Caeté, a primeira das “entradas é atribuída a Lourenço Castanho laques, por volta de 1662.
Os paulistas foram seus primeiros habitantes e, em 1704, o arraial contava com numerosa população.
Em 26 de janeiro de 1714 foi, então criada a Vila Nova da Rainha , pelo Governador D. Braz Balthazar da Silveira.
A sua instalação ocorreu em 14 de fevereiro do mesmo ano.                    
Caeté, tem uma história particularmente rica.
Nela se deu em 1708 a guerra civil dos Emboabas, na qual começou a formação histórica de Minas Gerais.
O arraial assistiu ao início da Guerra dos Emboabas, provocada por um incidente entre moradores locais e forasteiros e que se espalhou por boa parte de Minas
A luta apesar de seu fundo econômico, não deixou de demonstrar o sentido de organização dos grupos em conflito: portugueses e bandeirantes.
Principalmente dos primeiros, que elevaram seu chefe, Manuel Nunes Viana, depois das primeiras vitórias, governador das Minas.
Há um monumento aos Emboabas localizado na praça da Antiga Cerâmica, uma curiosidade vale ser observada sobre estas estátuas : elas têm a mesma face tanto de frente e quanto de fundo
Esta escolha ficou como registro das primeiras eleições livres da América, tendo Nunes exercido o cargo durante um ano.
Este fato contribuiu para a criação da Capitania das Minas, desmembrada da de São Paulo.

Parte integrante da região metropolitana de Belo Horizonte, componente do Quadrilátero Ferrífero, Caeté está localizada na zona metalúrgica à margem esquerda do Ribeirão Caeté, distante 56 Km de Belo Horizonte, também  tendo seu acesso pela rodovia BR-282 e MG-435.
Suas coordenadas são: 19º53'52'' latitude sul e 43º39'58'' longitude.
Sua área total é de 542 quilômetros quadrados e está a 944m de altitude.
Possui seu ponto culminante no Pico da Piedade com 1 .746m.O município é composto da Sede, dos distritos de Antônio dos Santos, Morro Vermelho, Penedia e Roças Novas e povoado de Rancho Novo.

Os municípios limítrofes de Caeté são: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Nova União, Raposos, Rio Acima, Sabará, Taquaraçu de Minas e Santa Bárbara.

Fonte: Diversas

Dentre elas, arquivos da biblioteca Municipal, Blogs, websites.

Equipe Fort´s

Forts.sugestoes@outlook.com

"Uma das principais tarefas da cultura é fazer da necessidade, liberdade." (Jacob)

 

 

 

 

 

Vila Nova da Rainha foi o nome primitivo do local, sendo substituído, mais tarde, por Caeté, que significa "mata virgem".
A cidade, com seus pouco mais que 40 mil habitantes, ainda guarda, conservada, um raro espetáculo de seu patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e natural. Caeté mantém vivo um pedaço da história de Minas, em seus museus, casas e igrejas, além das festas e da imponente Serra da Piedade, com a Padroeira do Estado e símbolo do município.

     A Serra da Piedade, com sua igrejinha e observatório astronômico, é lugar de parada obrigatória no caminho para se chegar à cidade. Lá, o visitante dispõe de restaurante panorâmico.
     Vale ainda uma visita à cascata que tem uma queda d'água de 40 metros.
Cidade de variados pontos turísticos, pertence à Região Metropolitana de Belo horizonte.
     A decadência das Minas repercutiu fortemente em Caeté, que teve a vila suprimida e depois restaurada, em 1840, quando foi elevado a município.
    Além de belos exemplares típicos da arquitetura colonial, pode-se conhecer, a pequena distância da cidade, a serra da Piedade (1.783m de altitude), com seu santuário de Nossa Senhora da Piedade, tradicional ponto de romaria e cuja origem está ligada a muitas lendas.
    Ao lado do Santuário está o Observatório Astronômico da UFMG. Da serra, tem-se uma linda vista de várias cidades da região.
Este município foi emancipado em: 23/03/1840
de acordo com LEI 171  e desmembrado do município de Sabará

bottom of page